Rua Dalton Melo, 190 - Jangurussu
CEP 60870-035, Fortaleza, CE
Telefone
(85) 9 9916.7500 - 9 8800.9797

4 Tendências que viraram realidade em sua casa

1 – Apartamentos Compactos

Há alguns anos o mercado imobiliário vem sendo mexido pela vida agitada e o trânsito cada vez mais complicado, as pessoas, cada vez mais querem evitar deslocamentos e poupar tempo.

Morar perto do trabalho é a solução para isso. Como trazer o escritório com todas as pessoas para dentro de casa é impossível, é mais fácil morar perto do trabalho. É assim, muitas pessoas tem feito. Mas como morar perto de grandes centros se não têm espaço?

A resposta são os apartamentos compactos. Antes eram apontados como tendência, hoje, cada vez mais, tem sido realidade. Os jovens empresários são um dos públicos que mais têm adquirido este tipo de empreendimento. Geralmente são solteiros, que abrem mão do espaço em troca da comodidade de morar perto dos escritórios nos quais passam a maior parte de seus dias. Em muitos casos, o apartamento compacto não é a “casa principal do proprietário”, mas apenas uma espécie de base avançada para os dias de semana. Essa situação é atraente principalmente para àqueles que têm famílias em cidades próximas e que querem evitar a viagem diária. Não apenas os centros comerciais são focos com empreendimento para apartamentos compactos. Residenciais próximos a universidades, eixos de transporte público e até mesmo hospitais tendem cada vez mais a seguir essa tendência.

Esses empreendimentos também têm sido desejados para os que estão começando a vida. Muitos casais optam por este tipo de empreendimento como sua primeira residência após a união. Em caso de profissionais, a localização é um dos principais fatores da escolha, bem localizados, estes apartamentos permitem que a nova família evite gastos que ocorreriam caso morassem em bairros mais afastados.

Diante dessa realidade, as construtoras passam a construir unidades menores reduzindo despesas com as obras e maximizando os lucros. Um apartamento com metragem menor, não implica em menos conforto, mais exigem grandes desafios. A falta de espaço deve ser compensada com uma organização mais detalhada dos móveis. Os chamados micro apartamentos, que chegam a ter menos de 40 metros quadrados, mais práticos e acessíveis, exigem pouca manutenção e são adaptados ao modo de vida contemporâneo.

2 – Casas Modernas e suas Realidades

Os padrões e estilos arquitetônicos, durante quase toda a história da arquitetura estavam ligados a antiguidade greco-romana, no entanto esse paradigma é rompido durante o movimento moderno, quando começam a ser construídas as primeiras casas modernas. Moderno é uma palavra que na arquitetura está associada a um estilo e não a algo atual e contemporâneo como a maioria das pessoas associam. A grande vantagem das casas modernas é que suas formas puras e retas nunca saem de moda, e não denunciam a sua idade, o tempo em que foi construída.

Há características distintas das casas modernas como grandes janelões de vidro e seu formato geométrico, contudo, uma peculiar característica é a sua planta. As plantas de casas modernas são plantas livres e tendem a ser mais abertas. Quando a casa possui espaços amplos, aonde o cliente pode escolher como dividir, seja por divisórias internas em drywall, após adquirir a casa, ou delimitar os ambientes com os móveis. Casa Farnsworth é um dos maiores exemplos de planta de casa moderna, projetada na década de 1940 e criada por Mies Van der Rohe, onde sua beleza atemporal nos encanta ainda hoje. As divisões internas do ambiente são feitas por um grande módulo de madeira, que é capaz de separar sala, cozinhas e quartos. A planta livre é uma ótima alternativa para as construtoras, pois as libera de planejar os espaços internos dos apartamentos e permite aos clientes flexibilizar suas escolhas, comprando o apartamento decorado da maneira que deseja.

Próximo de completar 100 anos de idade, o movimento moderno continua atual e contemporâneo, pois muitas das ideias que surgiram na época foram definitivas e caracterizam hoje o que chamamos de arquitetura moderna e aparecem com frequência em projetos de casa e prédios modernos. Vários fatores são levados em consideração em um projeto de casa moderna. Um dos mais famosos, chamado de 5 pontos da nova arquitetura, proposto por Le Corbusier, arquiteto famoso e ainda hoje aparecem nos projetos de casas modernas:

Planta Livre – São recorrentes em projetos de casas modernas, por permitirem uma grande flexibilização por parte do usuário final do projeto;

Fachada Livre – Com o advento do concreto armado, foi possível investir na estrutura de concreto para que a fachada pudesse ser um elemento leve e flexível para o arquiteto moderno trabalhar;

Pilotís – São Pilares que liberam o uso do térreo para que a base sirva como garagem comuns nos dias de hoje em prédios. No entanto, um verdadeiro projeto moderno se preocupa em deixar o espaço dos pilotís como um espaço livre para as pessoas circulares livremente;

Terraço jardim – Ideia das casas sem telhado. Quando as casas passaram a trocar o telhado por uma laje, que pudesse ser aproveitada como espaço livre, como uma sacada, ou mesmo um jardim;

Janelas em fita – São as grandes janelas e panos de vidro dos projetos de casas modernas. Oferecem uma bela vista para os donos da casa, mas quando mal planejadas, podem deixar muito sol entrar deixando a casa muito quente.

3 – Cozinha como protagonista

Outra tendência forte nos projetos de casas modernas são as cozinhas. Os projetos de cozinhas modernas possuem algumas características em comum, como: espaço amplo e planejado, o design apurado, projeto funcional, ventilado e iluminado. Até pouco tempo atrás, as novas cozinhas seguiam a tendência minimalista, com o uso de cores neutras e o uso de linhas retas. Esse estilo não vai desparecer, principalmente porque nas casas e apartamentos novos, o espaço da cozinha já vem integrado com a sala de estar e jantar, dessa forma a cozinha é vista como uma continuação dos demais ambientes, recebendo os mesmos padrões de revestimentos das salas. Dentro desse estilo os armários de cozinha são semelhantes aos armários da sala, com linhas discretas, muitas vezes sem puxadores, utilizando sistemas de abertura de pressão, ou ainda cavidades para abertura dos armários que ficam escondidas.

4 – Automação Residencial

A tecnologia é outro ponto a se considerar nos projetos de casas modernas. O nome já é sugestivo, dessa forma, a casa moderna é aliada da tecnologia. Atualmente, os arquitetos estão em busca de novas tecnologias, como painéis solares, telhados verdes e reaproveitamento de água. Nós já fizemos uma matérias falando sobre Automação residencial e os 4 Benefícios para sua vida.

Fonte: salaquintal.com.br